Imprensa

 

Tags

segurança (15)
ecologia (6)
economia (18)

Releases

Sicap/Andap reúnem distribuidores e fabricantes de autopeças em evento de confraternização

05 dez, 2012

Palestra do economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega acenou com cenário otimista para os próximos anos.

No dia 12 de dezembro, o Sicap/Andap realizaram evento de confraternização na sede da Fecomércio, em São Paulo, reunindo representantes de entidades do setor de reposição e dirigentes da indústria e distribuidores de autopeças, além da presença do secretário estadual da Fazenda, Andrea Calabi.

A principal atração do evento foi a palestra do economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, que fez uma ampla apresentação e deixou mensagem de otimismo para o aftermarket, reforçando que o Brasil deve permanecer com crescimento, porém  baixo devido à falta de investimento em infraestrutura e a política adotada pelo governo que deixa o setor industrial muito exposto e com baixa produtividade. A estimativa do economista é que o PIB deve crescer 0,8% em 2012 e 3,2% em 2013, quando, na sua opinião, será um período em que as novas regras econômicas com redução das taxas de juros serão colocadas à prova.

Para Maílson, o Brasil já superou a fase da instabilidade política econômica,e faz parte da nova América Latina, se tornou um país previsível para investidores internacionais e tem capacidade de detectar e corrigir erros. Hoje, ele vê como risco o baixo crescimento e o desperdício das oportunidades por falta de investimento em infraestrutura.

Encerrando o evento, o secretário estadual da Fazenda de São Paulo disse que está à disposição do setor e entende que a existência de vários canais na reposição torna complexo o quadro fiscal e tributário. Também revelou que os acordos entre estados e governo federal estão se consolidando para garantir redução de alíquotas interestaduais.

A aproximação do Sicap Andap representado pelo Presidente desta entidade Renato Giannini e das entidades Sindipeças, Sincopeças e Sindirepa junto a  Secretária Fazenda de SP é fundamental para  dirimir as distorções na construção das margens de valor agregado MVA, que vem  ocasionando  sérios problemas de competitividade entre os canais de distribuição. O SICAP e ANDAP continuam com estudos em 2013 quando será determinado novo índice. “Esse trabalho é permanente para que seja possível reduzir a carga tributária no setor de distribuição”, afirma o presidente do Sicap/Andap, Renato Giannini.




Add Pingback