Entre os temas que serão abordados, o evento terá o debate sobre “A qualidade no aftermarket e os avanços nos programas de certificação compulsória de autopeças”, que contará com a presença de representantes do do GMA, no dia 23 de setembro, no Centro de Convenções de Milenium, em São Paulo/SP.
Representantes do GMA - Grupo de Manutenção Automotiva, que reúne as entidades do setor de reposição (Sindipeças, Andap/Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP) participarão, no dia 23 de setembro, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo/SP, do Fórum da Qualidade Automotiva, evento que terá como tema central “A Qualidade como Diferencial Competitivo”.
A programação tem início às 8h30 com palestra sobre os avanços da qualidade na cadeia automotiva, que abordará também o Inovar. Mas, é na parte da tarde, às 13h50, que Antonio Fiola (presidente do Sindirepa Nacional, Sindirepa-SP e porta voz do GMA), Francisco Wagner de La Tôrre (presidente do Sincopeças-SP), Renato Giannini (presidente do Sicap/Andap) e Edson Brasil (conselheiro do Sindipeças) participarão do debate sobre a qualidade no aftermarket e os avanços nos programas de certificação compulsória de autopeças.
A certificação de autopeças, homologada com o selo Inmetro, garante a qualidade do produto no mercado de reposição e favorece o consumidor que poderá exigir peças de qualidade comprovada. Também é uma forma de regular o mercado e evitar a comercialização de produtos que não atendem às mínimas exigências técnicas e que podem colocar em risco à segurança do consumidor.
O trabalho, coordenado pelo Sindipeças, envolve uma série de processos, estudos e testes para comprovar a qualidade dos produtos. Depois é publicada portaria que obriga a exigência da certificação compulsória. A partir da data de publicação da portaria, são estipulados prazos para que fabricantes dos componentes (18 meses), distribuidores (24 meses) e varejo (36 meses) se adaptem às novas regras estabelecidas. A certificação tem sido realizada por grupo de produtos. Já é obrigatória a comercialização de produtos com o selo do Inmetro para os seguintes produtos: catalisadores, pneus, rodas e vidros de segurança laminados para parabrisas e temperados para veículos rodoviários automotores.
Desde janeiro de 2013, passaram a ser fabricados com o selo do Inmetro: amortecedores de suspensão, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto, buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de pistão, bronzinas e lâmpadas para veículos automotivos. A comercialização desses produtos, com o selo do Inmetro, será obrigatória a partir de julho de 2014.
Também começam a ser produzidas, com o selo do Inmetro, as baterias e a comercialização será obrigatória no final de 2014. Já terminais de direção, barras de direção, barras de ligação e terminais axiais devem começar a fabricados com o selo do Inmetro em novembro deste ano e a comercialização em maio de 2014.
A fiscalização no comércio é realizada pelo IPEM – Instituto de Pesos e Medidas, mediante denúncia que pode ser feita, inclusive, pelo consumidor e também por meio de operações pontuais do órgão em várias regiões do País. Em caso de irregularidades, o comércio será autuado e pode ser multado pelo órgão fiscalizador.
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