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Programa Caminhão 100% aponta problemas nos freios de caminhões

02 dez, 2013

Programa Caminhão 100% aponta problemas nos freios de caminhões

O Caminhão 100%, programa que tem como finalidade conscientizar motoristas de caminhões sobre a importância da manutenção preventiva, mostra, segundo levantamento prévio, que 50% dos veículos avaliados apresentaram problemas nos freios, comprometendo a segurança nas estradas.  

Durante o decorrer do ano, nas avaliações do Programa Caminhão 100%, desenvolvido pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, em parceria com o Grupo CCR Nova Dutra e ViaOeste , que tem como finalidade conscientizar motoristas de caminhões sobre a importância da manutenção preventiva, um dos problemas verificados nos veículo estava localizado no sistema de freios. “A grande maioria dos caminhões apresentou desgaste ou algum defeito no freio”, afirma Antônio Gaspar de Oliveira, responsável pelas avaliações gratuitas do programa e diretor do Sindirepa – SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos de Acessórios do Estado de São Paulo).

Segundo a prévia do levantamento das avaliações, 50% dos caminhões vistoriados apresentaram algum tipo de defeito no sistema de freios. “Damos atenção especial ao sistema de freios nas checagens, promovidas nas Rodovias Presidente Dutra e na Castello Branco, devido, não só a sua complexidade, mas, principalmente, por ser uma questão de segurança nas estradas”, comenta.

Nas revisões do Programa Caminhão 100%, os problemas verificados nos freios foram relacionados com questões de manutenção de oficina, como vazamentos nas tubulações e mangueiras, e não apenas de pequenos ajustes. “Isto é preocupante, pois o motor está com o compressor gerando ar-comprimido, mandando para o reservatório para a linha de ar-comprimido do caminhão e da carreta e, com o vazamento nas conexões, não tem compressor que consiga comprimir o ar lá para dentro. Tanto ele manda quanto vaza”, adverte Gaspar.

Durante as revisões, os técnicos ofereceram dicas de manutenção para os caminhoneiros, entre elas, como fazer “sangria” ou drenagem no reservatório de ar-comprimido. “É simples, o caminhoneiro mesmo pode realizar a drenagem no reservatório. Basta puxar uma argolinha se houver água é retirada, permanecendo só o ar. Isto evita a contaminação no circuito de freio pneumático”, explica.

Um problema verificado nas checagens dos caminhões é a contaminação do sistema. “O óleo que vem do compressor e o que lubrifica o motor estão interligados. Caso há vazamento, o óleo que está lubrificando o compressor vem com o ar, fica depositado no reservatório de ar-comprimido e vai para as válvulas e todo o sistema é contaminado, comprometendo a frenagem”, esclarece.

O Programa Caminhão 100% segue com as avaliações em 2014. Para mais informações e dicas de manutenção, acesse o site carro100.com.br .

Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% - Criado em 2008, para conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva, o Programa Carro 100%/ Caminhão 100% / Moto 100% é uma iniciativa do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – formado por entidades que representam o setor de reposição automotiva: Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo), Sindirepa-SP (Sindicato  da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios) e Abrapneus (Associação Brasileira de Revendedores de Pneus).




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