O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) iniciou em 2009 o trabalho de certificação compulsória de autopeças para inibir a importação e mesmo a produção no mercado interno de produtos que não atendam aos requisitos mínimos da qualidade, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e regulamento do Inmetro.
Atualmente, rodas, vidros e líquido para freio hidráulico já estão em prazo de adaptação às normas na produção e importação. Dentro de 36 meses, a partir da publicação da Portaria Inmetro nº 445, de 19/11/10, as rodas terão de ser comercializadas com o selo do Inmetro e estarão sujeitas a fiscalização. O líquido de freio, dentro de 36 meses, contados a partir da publicação da Portaria Inmetro nº 78, de 3/11/11, e os vidros, em 66 meses, a partir da Portaria Inmetro nº 156, de 04/06/09.
Os conversores catalíticos (catalisadores), equipamentos que ajudam a reduzir a emissão de gases tóxicos, já cumpriram o prazo de adaptação e devem ser comercializados com o selo de certificação. Nos dias 7 e 8 de junho, equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), ligado à Secretaria da Justiça, realizaram operação de fiscalização em lojas de autopeças e oficinas da Grande São Paulo. Veja os resultados no site da entidade.
Os itens que serão em breve avaliados pelo Inmetro são:
desenvolvido por WEB Total | Confraria Visuale
© 2017 GMA - Grupo de Manutenção Preventiva - Todos os direitos reservados. Acessar administração