Dos 64 caminhões inspecionados em ação do Programa Caminhão 100%, criado pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, do PMMVD (Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel da Cetesb), e da Operação Inverno 2015, 42% foram reprovados mostrando que a frota não está recebendo a devida manutenção. “Há veículos que não deveriam estar circulando pelas vias, pois prejudicam drasticamente o meio ambiente e a saúde da população. O limite de emissões de um Renault modelo Master, ano 2010, é de 1,84. No entanto, chegou a 16,60. A quantidade de fumaça emitida foi tanta que o asfalto ficou com uma mancha preta”, indignou-se Antônio Gaspar de Oliveira, responsável pelas avaliações gratuitas do programa e diretor do Sindirepa – SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos de Acessórios do Estado de São Paulo).
Foto: Antônio Gaspar de Oliveira, responsável pelas avaliações gratuitas do programa e diretor do Sindirepa – SP (à esquerda) e Carlos Roberto dos Santos, diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da Cetesb.
Dos veículos inspecionados, 19 foram classificados como Ótimo (38%), 10 como Bom (20%), 5 como Ruim (10%) e 16 como Muito Ruim (32%). A classificação utilizada pelos técnicos foi criada pelo CONPET – Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural e considera que os veículos avaliados em Ótimo apresentam o valor de opacidade inferior a 50% do limite especificado para cada tipo de veículo. Já os classificados como Muito Ruim apresentam um valor de opacidade de mais de 50% acima do limite especificado para cada veículo.
Os programas têm como objetivo conscientizar motoristas de caminhões sobre a manutenção preventiva, como forma reduzir a poluição na atmosfera e também de melhorar a segurança no trânsito.
A campanha contou com o apoio do Sindirepa – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo e do CONPET.
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