Este ano a estimativa é que 6,6 milhões de veículos com mais de três anos comecem a frequentar as 90 mil oficinas em todo o País, quando precisarem fazer manutenção. São veículos fabricados entre 2009 e 2011 que saem do período de garantia das montadoras. A tecnologia embarcada e a capacitação da mão de obra são os desafios do setor para atender a frota mais nova. Em 2012, o setor de reposição automotiva independente, formado por fabricantes de autopeças, distribuidores, varejo e oficinas, movimentou R$ 75 bilhões, aumento de 2,8% no faturamento de toda a cadeia.
O setor de reposição automotiva, composto por fabricantes de autopeças, distribuidores, varejo e oficinas, obteve, em 2012, faturamento da ordem de R$ 75 bilhões, elevação de 2,8% do faturamento de toda a cadeia produtiva com relação ao ano anterior. O resultado ficou abaixo da evolução de crescimento dos anos anteriores, conforme dados do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, formado por entidades que representam o setor de reposição: Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios).
Segundo o novo porta-voz do GMA, Antonio Fiola, que também é presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, houve uma queda no movimento nas oficinas em 2012. “Tivemos um ritmo menor que os anos anteriores, reflexo do cenário econômico que ficou bem abaixo das expectativas. Mesmo assim, o setor ainda conseguiu reagir”, afirma Fiola.
Impulsionado pelo aumento da frota circulante que gera demanda futura para as oficinas, o mercado de reposição começa a receber os veículos após três anos de idade. Para este ano, de acordo com as vendas de novos nos últimos anos, mais de 6,6 milhões devem começar a frequentar as 90 mil oficinas em todo o País na hora de fazer manutenção. “Quando o período de garantia da montadora termina, a revisão dos veículos passa a ser realizada pelas oficinas. Então, sempre há novos entrantes no mercado. A diferença é que hoje temos muita variedade de marcas e modelos de carros, sem falar dos importados que também vêm crescendo”, explica o porta-voz.
De acordo com o porta-voz, a nova composição da frota variada e mais renovada exige mão de obra capacitada, pois a forma de reparação está cada vez mais técnica.
Essa evolução tecnológica também tem trazido mudanças ao varejo que precisou aumentar o portfólio de produtos para atender a demanda da frota diversificada. “São muitas marcas, modelos e versões e a venda no balcão tornou-se também mais técnica. O varejo precisou investir em sistemas de gestão de estoque e treinamento dos profissionais que precisam conhecer as características dos produtos”, afirma o presidente do Sincopeças-SP, Francisco de La Tôrre.
O presidente do Sicap/Andap, Renato Giannini, revela que a distribuição está sempre inovando em novos sistemas e processos logísticos, garantindo o fornecimento de autopeças em todo o País para o mercado de reposição, de acordo com as necessidades de cada localidade.
A indústria também vem diversificando e ampliando a linha de produtos para abastecer o mercado de reposição. Para acompanhar a evolução dos lançamentos, investem constantemente no desenvolvimento de novos produtos.
Acompanhar a evolução da frota circulante ajuda a prever a demanda futura no setor de reparação de veículos. Dados da consultoria alemã Roland Berger indicam que a idade média da frota de veículos hoje é 8,9 anos e deve chegar a 7,9 anos em 2016.
Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% - Criado em 2008, para conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva, o Programa Carro 100%/ Caminhão 100% / Moto 100% continua, em 2013, com a programação de avaliações gratuitas mensais na rodovia Presidente Dutra para caminhões e para a linha leve com o check-up gratuito itinerante. Em 2012, foram checados 382 caminhões na rodovia e 100 automóveis na linha de equipamento automatizada. Além de realizar checagem em vários itens de segurança, que geram banco de dados sobre o estado da frota circulante, a ação permite o contato direto com o dono do veículo que recebe orientação sobre os benefícios de cuidar preventivamente do veículo, sob o aspecto de segurança e economia.
Nova gestão do GMA – O Grupo de Manutenção Automotiva, inicia nova fase em 2013, sob coordenação do Sicap/Andap, tendo como responsável Luiz Sérgio Alvarenga, diretor executivo da entidade e terá como porta-voz Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional. A mudança faz parte do processo de renovação do grupo que tem como objetivo promover o intercâmbio e informações entre as entidades do setor de reposição, bem como realizar estudos que identificam as tendências de mercado.
Também passa a fazer parte do GMA a Abrapneus (Associação Brasileira de Revendedores de Pneus), que desde o ano passado tem participado das reuniões realizadas mensalmente. Representando os revendedores oficiais de pneus, a participação da entidade no GMA fortalecerá, ainda mais, a representatividade do setor de reposição brasileiro.
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