Mancha de óleo na garagem é sinal de que algo não está bem, provavelmente o motor está com vazamento. Geralmente o problema começa com pequenos pingos de óleo que vão aumentando, deixando marcas cada vez maiores no local onde o carro fica estacionado. Isso significa que há uma perda de óleo, ainda que em pouca quantidade, mas contínua, que com o tempo, pode diminuir a lubrificação do motor. Se o problema não for identificado e reparado, o vazamento vai aumentando, podendo afetar o funcionamento do motor. Isso ocorre porque a perda constante que forma as machas no chão, reduz o nível do óleo no motor, que, por sua vez, funcionará em condições desfavoráveis, prejudicando o seu desempenho e podendo até comprometer a sua função.
Esse tipo de problema foi identificado em 35% dos veículos inspecionados pela Agenda do Carro. Mas por que o vazamento de óleo acontece? Em geral, ocorre quando há o desgaste natural das peças que servem para vedação e que são compostas por juntas que podem ser químicas (silicone), metálicas, de borracha, entre outros materiais.
O problema também pode estar no retentor que, como o próprio nome diz, é uma peça que tem como principal função reter óleos, graxas e outros tipos de fluidos, que devem ser contidos no interior de uma máquina, evitando também a entrada de impurezas do meio externo como, por exemplo, terra, areia, poeira, etc.
Um motor é um sistema integrado de componentes, onde um item complementa o outro. Os fabricantes revelam que a origem do vazamento geralmente não começa no retentor. Por isso, se for necessário substituir o retentor, é sinal que será preciso fazer uma investigação apurada para detectar a origem do problema.
Mas é importante frisar que só o um mecânico pode identificar quais são as causas do vazamento de óleo, fazendo uma análise completa em toda a área antes que seja limpa. Só uma checagem detalhada de um especialista pode determinar com precisão as causas do vazamento. Para isso, o mecânico precisa checar todo o percurso do vazamento. Por isso, procure uma oficina de sua confiança para fazer o reparo.
Para detectar o local exato do defeito, deve-se verificar se a área externa de vedação principal está úmida, e ainda, se o acúmulo de pó e sujeira estão úmidos. Em caso afirmativo, o retentor deve ser trocado. Como o problema não começa nessa peça, outras áreas também devem ser supervisionadas.
Todos os detalhes são importantes para que o diagnóstico seja eficaz. É necessário verificar se o diâmetro externo do retentor está seco ou úmido. As marcas devem estar uniformes em toda a circunferência. Do contrário, o retentor pode ter sido mal instalado ou o alojamento não está em ordem.
O alojamento também precisa ser checado para verificar se há marcas ásperas de usinagem, rebarbas ou ranhuras que permitem a passagem do lubrificante. As marcas de martelo, na entrada do alojamento, podem também danificar a carcaça, o que facilita a ocorrência de vazamento.
Se a vedação principal apresentar desgaste excessivo, contaminação por partículas estranhas, cortes ocasionados, superfícies mal acabadas ou rebarbas, endurecimento, ondulações ou aspecto que demonstre degeneração pode ser que exista incompatibilidade entre o fluido e a borracha.
A vedação principal tem como função reter o fluido quando o eixo está na condição dinâmica ou estática. Quando está dura ou quebradiça pode ocasionar alta temperatura no motor, além deixar a lubrificação inadequada ou inexistente.
Todos esses detalhes devem ser levados em consideração para que o reparo do vazamento de óleo seja solucionado. E não se esqueça de exigir peças de qualidade que atendam às especificações do fabricante do veículo. Até uma simples borracha, se não for de qualidade, pode colocar tudo a perder. Para efetuar a aplicação do retentor, por exemplo, é necessário utilizar o tipo de borracha que seja compatível com a peça, garantindo, assim, a sua eficiência.
O vazamento de óleo, além de colocar em risco o funcionamento do motor do seu carro, também polui o meio ambiente. A mancha de óleo que fica no chão da garagem, torna-se um agente altamente nocivo ao ambiente.
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