Imprensa

 

Panorama da reposição

Nos últimos cinco anos, as vendas de veículos bateram recordes consecutivos e a frota circulante vem crescendo a cada ano. São mais de 3 milhões de veículos que chegam às ruas todos os anos, como nunca havia acontecido.  O setor automotivo brasileiro em evolução continuou o ritmo de crescimento, mesmo com a crise na Europa em 2009. Esse cenário tem refletido positivamente no mercado de reposição que passa por transformações devido aos novos players atraídos pelas oportunidades de negócios.

Com novas marcas de veículos presentes, surgem também desafios. Mais variedade de peças para atender a reposição. Além disso, as novas tecnologias que exigem conhecimento técnico por parte da reparação.

Diante de toda essas adversidades, o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, vem realizando um amplo trabalho com base em uma pauta de atividades voltadas ao desenvolvimento do setor. O fórum de discussão também aborda assuntos de interesse de todos os elos da cadeia.

O GMA também foi responsável pela criação de uma das principais iniciativas e o único movimento do setor feito de forma organizada que é o programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% que, desde 2008, vem difundindo a conscientização do motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Considerada uma ação inédita, o programa vem mobilizando todos os elos da cadeia produtiva do setor de reposição desde o fabricante, passando pelo distribuidor e varejo até chegar à reparação.

Para isso, foi elaborada uma série de ações, como campanhas em veículos de comunicação do segmento, publicações direcionadas ao consumidor final, além de mídia espontânea com várias matérias e artigos publicados. Assim, o GMA tornou-se fonte de informação quando o assunto é manutenção, sendo uma voz para o setor de reposição.

Além disso, foram iniciados projetos importantes como a certificação de autopeças, retomada da discussão para a implantação da inspeção técnica veicular, convênio com o Senai Nacional para garantir capacitação aos mecânicos, entre outros assuntos relacionados à legislação e tributos.

A atuação forte do GMA, com a participação de todas as entidades que representam o setor - Sindipeças, Andap/Sicap, Sincopeças e Sindirepa -  fortaleceu o aftermarket brasileiro que ficar conhecido como uma cadeia produtiva importante e sólida, um setor que emprega mais de 1 milhão de pessoas  e que é responsável por 80% da manutenção de toda a frota circulante estimada em 37 milhões de veículos.

Em um mercado dinâmico, os desafios devido ao crescente aumento de marcas e modelos de veículos são constantes para a reposição, mas a determinação e a vocação de superar as dificuldades são maiores. Formado por fabricantes, distribuidores, varejo e oficinas, o setor vem se aprimorando para suprir as necessidades do mercado. Essa é a grande característica da reposição.

Como coordenador do GMA, ao longo desses últimos anos, quero agradecer aos membros do GMA que sempre me apoiaram e a todos que contribuíram, de alguma forma, para que essas ações efetivamente fossem concretizadas e o setor de reposição ganhasse o reconhecimento merecido.

Sinto-me honrado por fazer parte de um pedaço da história da reposição. Continuarei contribuindo para o aftermarket, não mais como coordenador do GMA, mas como um representante do setor e também do Sindipeças que tem muito entusiasmo e paixão por esse mercado que se mostra cada vez mais forte e atuante.

Antônio Carlos Bento é conselheiro do Sindipeças e ficou à frente da coordenação do GMA de 2007 a 2012

Add Pingback