Tags

economia (18)
ecologia (6)
segurança (15)

Artigos

Os cabos de ignição têm uma função vital no conjunto do motor

08 mar, 2012

Os cabos de ignição são peças que conduzem a corrente elétrica do transformador (bobina) as velas de ignição. Essa corrente, por sua vez, é responsável pela centelha que gera a combustão da mistura ar/combustível dentro do motor. Portanto, são componentes vitais para o funcionamento do motor do veículo.

Por isso, é importante cuidar desses componentes, mantendo-os em boas condições de uso.

Para entender melhor o assunto, vamos esclarecer algumas questões sobre esse assunto. A começar que existem três tipos de cabos de ignição: cabo comum, terminal supressivo e cabo supressivo.

O cabo comum está presente nos carros com idade de fabricação mais avançada que possuem sistema de ignição simples e de menor tensão. Esses veículos não possuem eletrônica embarcada e não exigem um material diferenciado. O condutor elétrico utilizado nesses cabos é o cobre.

O terminal supressivo é semelhante ao cabo comum, mas no terminal existe um resistor de níquel-cromo que suprime os ruídos. A resistência é sempre de 5 a 7 KΩ nos cabos das velas e de 1 a 3 KΩ no cabo do transformador (bobina), não importando o tamanho do cabo.

Quando o cabo é supressivo, substituímos o tradicional cobre pelo níquel cromo. Esse níquel cromo tem 0,5mm de diâmetro e é disposto em espiral para gerar a resistência necessária e suprimir os ruídos.

Todo o condutor elétrico gera ruído que se for acima de 32 db interfere no sistema de injeção eletrônica do veículo. Os cabos comuns atingem picos de 48 db, o que gera graves interferências nos componentes eletrônicos do veiculo, enquanto os cabos supressivos não ultrapassam os 26 db.  

Quando o cabo é supressivo, a resistência deve ser de 7,5KΩ por metro (+ - 20%), ou seja, devemos dividir esse valor pelo tamanho do cabo para encontrar a resistência adequada.
Exemplo: se o cabo em questão mede 20 cm ele deve ter 1,5KΩ (+ - 20 %).

Saiba o que acontece quando os cabos apresentam algum problema! Ao contrário do que a maioria das pessoas não imagina, os cabos de ignição têm uma função vital no conjunto do motor.

Quando eles estão gastos ou apresentam alguma anormalidade, a corrente não chega integral às velas e a queima da mistura ar/combustível não é completa, o que deixa o veículo “mais fraco”, aumenta seu consumo e a emissão de poluentes.

Para prevenir que isso aconteça, verifique os cabos de ignição a cada 20.000 km, ou quando sentir que seu veiculo perdeu potência, aumentou o consumo ou estiver falhando.

Substitua os cabos preventivamente entre 40.000 e 50.000 km para manter sempre o veículo eficiente, econômico e poluindo menos.

Vale lembrar que os veículos movidos à GNV não sofrem nenhuma alteração em seu sistema de ignição, portanto não existe a necessidade de cabos de ignição diferenciados.

A diferença está na durabilidade dos componentes do sistema de ignição, o GNV exige
muito mais do sistema de ignição do veiculo o que diminui a vida útil dos seus componentes, incluindo os cabos de ignição.

Sendo assim, os cabos de ignição para veículos a gasolina, álcool ou GNV são os mesmos, só existindo diferença quanto à vida útil em cada caso.

Fique atento e verifique o estado dos cabos de ignição do seu veículo. Ao fazer a manutenção preventiva desses componentes, você evita o aparecimento de problemas causados pelo desgaste desses componentes que comprometem o desempenho do motor e aumentam o consumo de combustível e emissões de poluentes.




Add Pingback