Imprensa

 

Tags

segurança (15)
ecologia (6)
economia (18)

O mercado de reposição mostra a sua força

* Por Antonio Fiola

O aumento da frota circulante nos últimos anos tem impulsionado o setor de reposição no Brasil, formado por fabricantes de autopeças, distribuidores, varejo e oficinas. São mais de 90 oficinas e 37 mil lojas em todo o País para atender a frota circulante que necessita de manutenção. Com a adversidade de marcas e modelos que chegam ao setor de reparação de veículos, o conhecimento técnico torna-se fundamental em todos as áreas do aftermakert, mas principalmente no varejo, onde a venda se torna mais técnica e na capacitação da mão de obra das oficinas.

Esse cenário complexo deixa claro que existem oportunidades, mas o empresário deve estar preparado para aproveitá-las. Quando o período de garantia da montadora termina, a revisão dos veículos passa a ser realizada pelas oficinas. O mercado de reposição começa a receber os veículos após três anos de idade. Para este ano, de acordo com as vendas de novos nos últimos anos, mais de 6,6 milhões devem começar a frequentar as 90 mil oficinas em todo o País na hora de fazer manutenção. Então, sempre há novos entrantes no mercado. A diferença é que hoje temos muita variedade de marcas e modelos de carros, sem falar dos importados que também vêm crescendo.

Acompanhar a evolução da frota circulante ajuda a prever a demanda futura no setor de reparação de veículos. Dados da consultoria alemã Roland Berger indicam que a idade média da frota de veículos hoje é 8,9 anos e deve chegar a 7,9 anos em 2016. 

A força desse mercado pujante pôde ser conferida na última edição de Automec, em abril deste ano, onde mais de 1.200 empresas apresentaram os lançamentos para a reposição.  

Além da demanda que é reflexo do aumento da frota circulante, nos últimos anos, o GMA – Grupo de manutenção Automotiva, formado pelas entidades que representam o setor de reposição (Sindipeças, Sicap/Andap, Sincopeças e Sindirepa), tem difundido a disseminação da prática da manutenção preventiva do veículo por meio do programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%. Criada em 2008, a iniciativa visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva. O programa prevê avaliações gratuitas mensais na rodovia Presidente Dutra para caminhões e para a linha leve o check-up gratuito itinerante. Em 2012, foram checados 382 caminhões na rodovia e 100 automóveis na linha de equipamento automatizada. Além de realizar avaliação vários itens de segurança, que geram banco de dados sobre o estado da frota circulante, a ação permite o contato direto com o dono do veículo que recebe orientação sobre os benefícios de cuidar preventivamente do veículo, sob os aspectos de segurança e economia.

* Antonio Fiola é porta-voz do GMA - Grupo de Manutenção Automotiva – Programa Carro 100% - carro100.com.br e presidente do Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP

Add Pingback