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Mais veículos na reposição aumentam as oportunidades e os desafios

* Por Antônio Carlos Bento

A indústria automobilística tem batido recordes seguidos de vendas nos últimos anos. O volume de veículos que ingressam no mercado ultrapassa três milhões de unidades anuais. A frota cresce em ritmo vertiginoso e, com ela, também aumentam as oportunidades para o setor de reposição que garante demanda futura, uma vez que s veículos passam a frequentar as oficinas após o término do período de garantia. Assim, todo o mercado de reposição se beneficia. Porém, varejo e oficinas são os propulsores de todo esse movimento e precisam estar preparados para atender prontamente as necessidades de um mercado em constante transformação devido à entrada de novas marcas e modelos. O conhecimento técnico se torna ferramenta essencial do reparador e o varejo precisa ajustar o estoque de acordo com o mercado em que está inserido, aumentando a variedade de produtos e reduzindo a quantidade. O importante é que o consumidor seja atendido da melhor forma possível. Assim, toda a cadeia sai ganhando.

O cliente está em primeiro lugar. É ele quem decide onde levar o veículo para fazer a manutenção e, por isso, merece toda a atenção. Já com relação à escolha da marca da peça é o reparador quem define na maioria das vezes. A conclusão que se chega é deve-se entender esse mercado a partir do consumidor e traçar estratégias a partir dessa análise. Saber o que o consumidor quer e espera é a grande chave para a solução de problemas e desenvolvimento de ações em qualquer mercado. Ouvi-los é fundamental. Fabricantes de autopeças precisam estar mais próximos da ponta da cadeia, onde é o começo de tudo.

O dono do veículo precisa entender que a manutenção preventiva é essencial para garantir a sua segurança e deixar de ver isso como algo sem importância. A reposição, em qualquer setor, não é algo que atraía o consumidor. Muitas vezes, ele não consegue enxergar valor na troca de uma peça, pois já chega insatisfeito porque o produto não está funcionando. Isso também acontece com o veículo, mas o programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% tem mostrado que a manutenção do veículo é uma forma de evitar acidentes. O apelo segurança tem muita força e precisa ser disseminado por todos os elos da cadeia da reposição. A orientação é a melhor forma para mostrar ao  motorista que a manutenção do veículo é de sua responsabilidade e pode fazer toda a diferença quando ele está na direção. O setor deve se unir em prol desta bandeira social.

*Antônio Carlos Bento é conselheiro do Sindipeças.

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