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Junho: Mês da Manutenção preventiva dos veículos em prol da segurança no trânsito

24 mai, 2013

Desde 2007, a cidade de São Paulo tem no calendário oficial junho como o “Mês pela Conscientização da Manutenção Preventiva dos Automóveis”, como forma de alertar os motoristas sobre os cuidados necessários para que o veículo esteja em boas condições de uso, evitando quebras inesperadas e garantindo segurança e redução de poluentes.

Com uma frota que ultrapassa os 7 milhões de veículos, São Paulo foi a primeira cidade do País a adotar junho como o mês da manutenção preventiva de veículos. A data foi criada por meio do projeto de lei municipal nº 14.274. Outras cidades, como Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP), Vitória (ES), Ponta Grossa (PR), Boa Vista (RR) e o Estado do Paraná, também implementaram a iniciativa que visa incentivar motoristas sobre a importância da manutenção preventiva do veículo, como forma de reduzir acidentes de trânsito, assim como evitar quebras inesperadas e reduzir emissões de poluentes.

Entre os países com as maiores frotas circulantes, o Brasil é o único que ainda não implantou a inspeção que verifica itens de segurança do veículo, medida que já existe em mais de 50 países, com comprovoção de eficácia na redução de mortes em acidentes de trânsito.

Dados do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – formado pelas entidades que representam o setor de reposição automotiva (Sindipeças, Sicap/Andap, Sincopeças, Sindirepa e Abrapneus), revelam que a manutenção preventiva custa, em média, 30% a menos do que a corretiva. “Quando o proprietário segue as instruções do manual do fabricante mantém o veículo em boas condições e com segurança”, afirma o porta-voz do GMA, Antonio Fiola.

Com a manutenção em dia, as chances de ocorrer uma pane elétrica ou falha mecânica repentina são bem menores do que quando o veículo não passa por revisões periódicas em uma oficina de confiança.

O programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, criado em 2008, pelo GMA, realiza avaliações gratuitas em veículos para orientar os motoristas e  destaca o check-list de segurança, de acordo com a norma ABNT 14624.

Para facilitar a revisão, o check-list da manutenção é dividido em partes como:

Freios

  • Reservatório do líquido de freio
  • Freio de estacionamento

Pneus e rodas

  • Estado geral de fixação de rodas (falta de parafusos, trincas ou amassados na parte externa e corrosão acentuada)
  • Desgaste geral da banda de rodagem (pneus com profundidade de sulco superior a 1,6 mm)

Direção (volante e coluna)

  • Verificar se há folgas ou se está danificado

Suspensão

  • Amortecedores, bandejas, braços e pivôs são itens que exigem equipamentos específicos para checagem. É importante examiná-los em uma oficina especializada.

Equipamentos obrigatórios

  • Limpador e lavador do para-brisa
  • Extintor de incêndio
  • Buzina
  • Cintos de segurança
  • Triângulo de segurança   
  • Estepe

Sinalizações

  • Luz indicadora de direção (setas)
  • Luz de freio
  • Luz indicadora de posição
  • Luz de ré

Iluminação

  • Lâmpadas dos faróis principais
  • Lâmpadas de iluminação da placa traseira

Motor

  • Verificar se há vazamento de óleo

Climatização

  • Funcionamento do ar quente irregular
  • Funcionamento do ar frio irregular

Arrefecimento

  • Nível do líquido
  • Ausência de aditivo
  • Vazamento

Correias auxiliares

  • Estado de desgaste (troca ou ajuste)

Filtros de ar, óleo, combustível e cabine

  • Estado geral, trocar sempre que necessário para aumentar a vida útil e desempenho do motor do carro

Alternador e bateria

Checar a tensão de carga




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