*Por Renato Giannini
Em 2011, a Andap completou 40 anos de fundação com a proposta de se renovar para enfrentar os desafios do setor da reposição automotiva, com o aumento da frota circulante e diversificação de marcas e modelos de veículos.
Para atender às novas necessidades do mercado, a entidade que, em 2001, unificou a diretoria com o Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), busca identificar as necessidades do mercado, estabelecendo ampla discussão com as outras entidades que representam o aftermarket, por meio da participação junto ao GMA – Grupo de Manutenção Automotiva.
O setor de distribuição de autopeças vem se aprimorando para atender às necessidades do mercado, com investimentos em logística para poder abastecer todo o varejo de autopeças e estar presente em todos os municípios do País. O mercado tem mais de 33 mil lojas e 92 mil oficinas.
São milhares de itens que devem abastecer as prateleiras das lojas de autopeças, inclusive componentes de veículos que até já saíram de linha, pois existe uma frota circulante que precisa ser atendida pelo setor de reposição.
Diante de tantas adversidades, a Andap, tem trabalhado para o aprimoramento do setor, buscando melhorias e benefícios para as empresas associadas.
A Andap/Sicap também participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% juntamente com as outras entidades que representam o setor de reposição Sindipeças, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP e que fazem do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva. A iniciativa visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo teve início em 2008 e já rendeu excelentes resultados, mas há muito para fazer. O programa permitiu que o GMA conquistasse espaços importantes na imprensa e se tornando fonte permanente para entrevistas sobre o tema, conseguindo atingir o dono carro que precisa se sensibilizar com essa questão, destacando que a segurança do veículo pode ser afetada quando a manutenção não está em dia.
Também foi realizado, com sucesso, treinamento a distância para levar o conceito de manutenção preventiva aos reparadores e a previsão é iniciar a segunda fase este ano com convênio com o Senai Nacional para a realização de cursos e a criação da certificação profissional, como forma de valorizar o mecânico e incentivá-lo a se aperfeiçoar constantemente. Outro projeto em andamento é a certificação de autopeças que inibirá a entrada e comercialização de produtos que não atendem às mínimas especificações de qualidade e podem colocar em risco a segurança dos veículos
Para 2012, as avaliações gratuitas mensais feitas para caminhões na rodovia Presidente Dutra serão estendidas para carros de passeio, além de ações de divulgação com boletins sobre manutenção veiculados em rádio, atingindo diretamente o dono do carro. O programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% tem um trabalho permanente para disseminação do conceito da importância da manutenção preventiva.
*Por Renato Giannini é presidente da Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças) e do Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo).
Add Pingbackdesenvolvido por WEB Total | Confraria Visuale
© 2019 GMA - Grupo de Manutenção Preventiva - Todos os direitos reservados. Acessar administração