A cidade de São Paulo, tem uma frota circulante das maiores do mundo: 6 milhões de veículos, ficando atrás apenas da cidade de Tóquio. E o número de veículos não pára de crescer. No ano passado, eram emplacados, em média, 800 carros por dia na cidade de São Paulo.
Enquanto a frota cresce em ritmo galopante, as vias continuam quase as mesmas de 30 anos atrás. Somado a isso, a falta de manutenção nos veículos provoca a média diária de 407 remoções, segundo dados da CET. Em um mês, ela tira das ruas da capital paulista 9.176 veículos por causa de falhas mecânicas (4.870 casos), panes elétricas (1.811), pneu furado (546) e pane seca (106 ocorrências).
Essas quebras pioram ainda mais as condições de tráfego em horários de pico que registram velocidade média de 25 km por hora. Carros que enfrentam essa jornada diária do pára e anda do trânsito, podem sofrer desgaste prematuro de algumas peças que são colocadas em condições severas de uso. Pastilhas de freio, embreagem e câmbio são acionados muito mais vezes que em condições normais.
Também há um superaquecimento do veículo quando exposto por um longo período em baixa rotação. Por isso, o motorista deve redobrar os cuidados com veículo para mantê-lo em boas condições de uso, fazendo revisões periódicas em uma oficina de sua confiança.
Além de não aumentar o índice já alto de congestionamento, o motorista evita quebras inesperadas em situações que podem colocar em risco a sua segurança.
As revisões são a melhor maneira de manter o veículo seguro e em boas condições de uso. O manual do fabricante do veículo possui uma série de recomendações que devem ser seguidas. Mas, como é o motorista que conhece bem as condições em que seu veículo é exposto ele deve ficar atento para alguns detalhes.
São consideradas condições severas de uso:
Essas situações provocam um desgaste maior do veículo e, por isso, é necessário checar com mais freqüência alguns itens:
Tomando esses cuidados e avaliando o tipo de uso que você faz do carro, é possível fazer uma manutenção mais direcionada que permite prevenir quebras inesperadas e garante o bom estado de conservação do veículo, seja ele de qualquer idade. E para isso, nada melhor do que a observação do condutor do veículo.
desenvolvido por WEB Total | Confraria Visuale
© 2019 GMA - Grupo de Manutenção Preventiva - Todos os direitos reservados. Acessar administração