Imprensa

 

Carro 100% e Caminhão 100% orientam motoristas

* Por Antônio Carlos Bento

2012 foi um ano importante para o programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%. Com mais de quatro anos de atuação, conseguimos ampliar o trabalho de conscientização de motoristas sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. O lançamento do Check-up Gratuito Carro 100%, em outubro, permitiu estender a ação para a linha leve, assim como já acontecia com o Caminhão 100% desde 2009.

O programa é a única iniciativa do setor de reposição organizada pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, para se comunicar com o dono do veículo. Toda a ideia do conceito deste importante projeto partiu de pesquisas de mercado sobre o comportamento do motorista com relação aos cuidados com veículo e identificou que a falta de informação e orientação levam o dono do carro a deixar de lado a manutenção preventiva. Uma forma de mostrar para os benefícios desta prática é fazer avaliações gratuitas, o que permite interagir com o motorista e entender o que ele pensa a respeito de manutenção.

 A checagem mensal de vários itens do caminhão na Rodovia Presidente Dutra em parceria com o projeto da CCR Estrada para a Saúde se consolidou e parte para o quinto ano em 2013. 

E, para fazer esse trabalho com motoristas de automóveis, lançamos o Check-up Gratuito Carro 100% que oferece avaliação gratuita de componentes de segurança analisados por uma linha de equipamentos automatizada da Bosch totalmente planejada para essa finalidade.

Além de ser uma importante prestação de serviço à população, a iniciativa também possibilita colher dados sobre as condições dos veículos que podem servir como amostragem do estado da frota circulante. Além disso, a cada motorista que recebe orientação aumenta a chance de estimular a manutenção preventiva. Sabemos que o trabalho para a mudança de hábito é longo, mas demos o pontapé inicial.

Para 2013, intensificaremos essas ações que visam garantir a segurança no trânsito e também gerar demanda para o setor de reposição de uma forma responsável e comprometida com bem estar da sociedade.

*Antônio Carlos Bento é coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – Programa Carro 100%

Add Pingback