* Por Antonio Fiola
Capacitação da mão de obra sempre foi uma preocupação das entidades (Sindipeças, Sicap/Andap, Sincopeças e Sindirepa) que representam o setor de reposição de veículos e que formam o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva. O atendimento de qualidade nas empresas de reparação é um item primordial e que tem garantido a satisfação do consumidor que recorre à oficina de confiança independente sempre que precisa fazer a manutenção do seu veículo. Estudo recente divulgado pela empresa alemã de consultoria, Roland Berger, revela que 90% dos veículos frequentam as oficinas independentes para fazer revisões nos veículos e que 50% fazem isso ainda mesmo dentro de garantia. Isso mostra como as oficinas independentes têm trabalhado para oferecer serviços de qualidade. No Brasil, existem mais 90 mil empresas de reparação para atender a frota circulante de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) que ultrapassa 38 milhões de unidades, segundo levantamento do Sindipeças.
A evolução tecnológica dos veículos tem exigido aprimoramento permanente da mão de obra e, por meio de uma parceria entre o Sindirepa Nacional e o Senai, que já possui cursos técnicos de capacitação e também de graduação na área automotiva, foi elaborado um amplo trabalho para desenvolver a certificação profissional do mecânico, de acordo com padrões de qualidade estabelecidos, tendo com base a norma ABNT 15681referente à qualificação e certificação do mecânico de manutenção e reparação de veículos automotores publicada pela ABNT/CB05 em 2009.
A certificação profissional do Senai, acreditada pelo Inmetro está prestes a ser lançada e terá prazo de validade para garantir o aperfeiçoamento contínuo da mão de obra, assim como já acontece, por exemplo, no setor da construção civil. O profissional certificado receberá uma carteirinha de identificação, mostrando que está qualificado para desempenhar determinada função na oficina.
Desta forma, será possível estabelecer padrões de serviços de qualidade na reparação e melhorar, de forma contínua, o atendimento ao consumidor, assim como já vem acontecendo com a certificação de autopeças que já é existe para vários componentes, entre eles, amortecedores, catalisadores, vidros, buzinas, rodas, componentes para motor, entre outros.
Essas ações denotam a preocupação do setor de reposição em garantir o atendimento qualificado que visa manter a frota circulando em boas condições de uso, o que também contribui para mais segurança no trânsito, como preconiza o programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, criado em 2008 pelo GMA para conscientizar motoristas sobre a importância da prática da manutenção preventiva do veículo.
* Antonio Fiola é porta-voz do GMA - Grupo de Manutenção Automotiva – Programa Carro 100% - carro100.com.br e presidente do Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP
Add Pingbackdesenvolvido por WEB Total | Confraria Visuale
© 2019 GMA - Grupo de Manutenção Preventiva - Todos os direitos reservados. Acessar administração