O consumidor começa a perceber as vantagens da manutenção preventiva do para garantir que o seu veiculo permaneça em boas condições após os três primeiros anos, depois do período da garantia. A mudança de comportamento do motorista pode ser sentida nas oficinas que registraram aumento do volume de passagens. Pesquisa da Central de inteligência do Grupo Germinal aponta que em agosto de 2008 o número de passagens nas oficinas era 105 e subiu para 139 em janeiro de 2009. Além disso, o gasto médio nas oficinas também aumentou de R$ 227,00 para R$ 302,00, no mesmo período, incremento de 33%.
Outro ponto importante observado pela pesquisa de comportamento do motorista realizada pela GIPA, órgão internacional especializado em estudo do mercado de pós-venda, mostra que a manutenção preventiva cresceu 5,7% nos últimos três anos. O percentual pode parecer pequeno, mas quando falamos de um universo de 21 milhões de veículos com mais de três anos, o número é bem expressivo. Além disso, mudar o comportamento do motorista leva tempo e o programa Carro 100% / Caminhão 100% começa a dar os primeiros passos nesse sentido.
É importante que o consumidor saiba que oficinas e varejo estão preocupados em oferecer produtos e serviços de qualidade ao cliente. Hoje, as oficinas buscam garantir serviços de excelência para cativar o cliente que está cada vez mais exigente.
As oficinas repaginaram o visual, investiram em instalações modernas, com sala de espera, equipe treinada e uniformizada para atender os clientes, principalmente as mulheres que já representam 48% do público, sendo que, em 2008, era 33%.
Elas não perderam o receio e não pedem mais para namorados, pais e maridos levarem o carro na oficina, preferem fazer isso sozinhas. Escutam todas as recomendações atentamente e costumam seguir à risca as orientações. Por desconhecerem o assunto e temerem ficar com o carro quebrado na rua, não hesitam em perguntar para saber tudo o que está acontecendo com o veículo. São disciplinadas e cuidam do carro com muito capricho e esmero e não suportam os costumeiros risquinhos na pintura em estacionamentos de shoppings e supermercados.
Cada vez mais independentes, elas decidem a compra dos seus próprios veículos e também dos pais, maridos e namorados. Por isso, são consumidoras importantes que formam opinião e decidem a compra da família inteira. Agradá-las é a melhor saída para garantir bons resultados.
As mulheres também estão do outro lado balcão. Nas oficinas, a maioria de é estrutura familiar, sendo comum encontrar uma mulher cuidando da área administrativa. São filhas e esposas que encontraram espaço em lugar que está deixando de ser estritamente masculino para ser tornar um ambiente freqüentado pelas mulheres que agora, além de shoppings, salões de beleza, supermercados e farmácia também já marcam forte presença nas oficinas. Por isso, é importante que o mecânico fique atento para o novo perfil do seu cliente.
desenvolvido por WEB Total | Confraria Visuale
© 2019 GMA - Grupo de Manutenção Preventiva - Todos os direitos reservados. Acessar administração