Pará

Violência no trânsito é assunto de debate em Belém, PA

16 mai, 2012

Uma audiência pública para discutir questões referentes à violência no trânsito será realizada em Belém (PA) na próxima quarta-feira (16). O debate será promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e será presidida pelo deputado Edilson Moura (PT). Também na quarta-feira, um ato público para chamar a atenção da população e das autoridades sobre o assunto será realizado em frente à Assembleia.

De acordo com o Mapa da Violência no Brasil, produzido pelo Instituto Sangari, só em 2010 aproximadamente 41 mil pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito. Os motociclistas e os pedestres são as categorias com mais mortes registradas: os primeiros com cerca de 14 mil ocorrências, e os pedestres, com 12 mil.

Segundo o Mapa, entre os anos 2000 e 2010 o número de acidentes de trânsito no Pará mais que duplicou, registrando um aumento de 112%. Só na capital, 151 pessoas morreram em 2010 vítimas desse tipo de acidente.

Para o debate sobre o assunto foram convidados vários segmentos ligados ao trânsito em Belém, como Ctbel, Guarda Municipal, Ministério Público, OAB, Detran, Câmara Municipal, Associação de Pessoas com Deficiência, Segup, TJE e Sejudh.

Segundo a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, é necessário realizar um planejamento para compatibilizar a crescente demanda por mobilidade e transporte nos grandes centros urbanos, através de investimentos na rede de serviços que integram o sistema de trânsito.

Ainda de acordo com a Comissão, a fragilidade da legislação é outro grande problema para quem busca a punição dos crimes de trânsito, por isso, também será um dos pontos debatidos na audiência.

Fonte: Globo.com (G1)




Deixe uma resposta



(Seu email não será exibido publicamente.)


Captcha Code

Click the image to see another captcha.