Imprensa

 

Releases

Programa Carro 100% / Caminhão 100%: movimento nacional pela segurança no trânsito e redução de poluentes

09 mar, 2012

Iniciativa inédita no Brasil, o projeto coordenado pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que reúne todas as entidades que formam a cadeia da reposição automotiva (Sindipeças, Andap, Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP), é reconhecido como uma ação séria e respeitada que foi criada para conscientizar os motoristas brasileiros sobre a importância da manutenção preventiva dos veículos para garantir mais segurança no trânsito e reduzir as emissões de poluentes.

Após completar seis meses de existência o programa Carro 100% / Caminhão 100% já se tornou uma marca conhecida por empresas, órgãos públicos, entidades ligadas ao setor automotivo e também pela própria sociedade devido ao seu apelo institucional e educativo, mostrando as vantagens da manutenção preventiva.

Além da campanha de conscientização realizada em veículos de comunicação, o programa Carro 100% / Caminhão 100% também prevê a realização de cursos de gestão para os empresários do setor da reparação de veículos e treinamento de capacitação profissional para mecânicos por meio de uma parceria com o Senai.

O projeto será implantado inicialmente nas cidades em que a campanha é veiculada até o final deste ano, com previsão para ser estendido para todo o País. “Com esta iniciativa, pretendemos melhorar a gestão das empresas de reparação e também aprimorar a capacitação profissional dos mecânicos para garantir serviços de qualidade ao consumidor que será incentivado a procurar uma oficina de sua confiança para fazer a manutenção de seu veículo. Se conseguirmos, em uma primeira etapa treinarmos 1.500 mecânicos já será um excelente resultado”, garante o coordenador do GMA, Antônio Carlos Bento.

Reflexo positivo no mercado

O programa Carro 100% / Caminhão 100% tem caráter institucional e educativo, mas terá efeito positivo sobre o setor da reposição automotiva que, em 2007, obteve crescimento de 12% e a previsão para este ano é alcançar resultado semelhante ou um pouco superior ao registrado no ano passado. Entre os principais motivos que impulsionam o setor brasileiro da reposição automotiva, Bento destaca o aquecimento das vendas de veículos novos que movimenta o setor da reposição de automotiva, pois os automóveis com mais de três anos de uso começam a freqüentar as oficinas, gerando volume de vendas para toda a cadeia.

O número de indústrias de autopeças que fornecem para o mercado de reposição cresceu 25% nos últimos quatro anos, passando de 198 para 264 empresas. “Trata-se de um mercado em expansão e que gera muitas oportunidades devido ao aumento significativo de veículos que circulam pelas cidades brasileiras”, acrescenta.

O setor da reposição automotiva (fabricantes de autopeças, distribuição, varejo e reparadores, não inclui as redes de concessionárias das montadoras) no Brasil gera mais de 900 mil empregos, movimentou R$ 51,1 bilhões em 2007 e a previsão para este ano é de um faturamento estimado em R$ 57 bilhões.




Add Pingback