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Painéis em estradas paulistas alertam para a importância da manutenção preventiva

09 mar, 2012

Medindo 22 de largura por 5 metros de altura, os oito painéis foram fixados em pontos estratégicos nas rodovias Imigrantes (kmM 17), Bandeirantes (km 92), Anhanguera (km 38), Castelo Branco (km 64,5), Ayrton Senna (km 31), Dutra (km 200,5), Fernão Dias (km 61,5) e Régis Bittencourt (km 331,5),  sempre sentido capital/interior, e possuem a seguinte mensagem: “Mantenha tenha distância, mas não da oficina. Faça Manutenção Preventiva. Carro 100% – Quem tem chega bem- wwww.carro100.com.br."

Nas estradas Fernão Dias, Anhanguera, Dutra e Régis Bittencourt, a mensagem sobre a importância da manutenção preventiva para garantir mais segurança no trânsito está direcionada aos motoristas de caminhões, com a logomarca do Caminhão 100%, nas demais rodovias o alerta é voltado para o motorista de automóvel. “Acreditamos que quando estamos falando de Carro 100% é uma forma genérica de mostrar para motorista, independente que seu veículo seja uma moto, um carro ou caminhão que é necessário fazer a revisão de alguns itens importantes antes de sair para viajar”, afirma Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA, Grupo de Manutenção Automotiva, responsável pelo lançamento, em abril de 2008, da campanha Carro 100% / Caminhão 100% - Quem tem chega bem, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva.

Nesta época do ano, quando aumenta o tráfego de veículos nas rodovias, há também mais incidências de registros de acidentes. Segundo a ARTESP – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo – de janeiro a julho de 2008 foram registrados 15.793 acidentes que deixaram 378 vítimas fatais na malha rodoviária concedida.

Além da imprudência do motorista e desrespeito às leis de trânsito, a falta de manutenção também coloca em risco a vida das pessoas. Diariamente são realizados, em média 3.193 atendimentos nas rodovias concedidas no Estado de São Paulo, sendo que mais da metade dos chamados se referem a veículos quebrados por apresentarem problemas mecânicos e falhas elétricas.

Alguns cuidados simples podem evitar quebras inesperadas durante a viagem.

  • Fluido para freio
    Indicação: troca anual
  • Discos de freio
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km
  • Pastilhas de freio
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km
  • Tambor de freio
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km
  • Freio a tambor
    Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
  • Atuação (servo-freio, cilindro-mestre e válvulas)
    Indicação: verificar a cada 30 mil Km    

Suspensão é responsável pela estabilidade do veículo 

  • Amortecedores: quando estão gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
  • Molas: quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão
  • Bandejas e braços: danificadas e buchas gastas
  • Pivôs e buchas: folga ou gastos
  • Barra estabilizadora e bieletas: folga ou gastos

Filtro de ar

Fazer teste visual regularmente e se estiver escuro, substitua o componente por outro da mesma qualidade e especificações sugeridas pelo fabricante.

Palhetas do pára-brisa: substituir o componente por outro de qualidade que atenda ás especificações do fabricante quando a borracha der sinais de ressecamento. O ideal é trocar a peça a cada seis meses. Para promover a limpeza do pára-brisa e eliminar as impurezas ali acumuladas, o ideal é usar uma solução de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro. 

Bateria

  • Calibrar os pneus regularmente de acordo com especificações do fabricante, respeitando as condições de uso. Assim, você prolonga  ávida útil dos pneus.
  • Dê partidas curtas entre 5 e 7 segundos.
  • Sempre que ligar o veículo procure mantê-lo em funcionamento por pelo menos 20 minutos para que nesse período a carga da bateria perdida durante a partida, seja totalmente recomposta.
  • Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento.
  • Uma bateria descarregada pode ser identificada por dificuldade de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem desregulado, correia frouxa ou fio de terra solto.
  • Lembre-se que a constatação de defeito só é possível por meio de equipamentos que testam todos os elementos da bateria.
  • Não aceite que testem sua bateria com cabos, fechando o curto-circuito entre os pólos. Este procedimento, além de ser enganoso, pode prejudicar a bateria, fazendo-a ferver, o que não caracteriza defeito.
  • Se desejar instalar qualquer opcional elétrico não original, verifique antes se poderá haver um comprometimento do sistema elétrico. Após essa verificação, assegure-se que a bateria atual é compatível com a nova demanda elétrica. As duas verificações podem ser feitas numa rede autorizada e no seu auto-elétrico de confiança.
  • Evite o uso prolongado de equipamentos eletrônicos como rádio e DVD com o veículo desligado. O consumo excessivo poderá descarregar a bateria.
  • Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo (alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais) em uma oficina de sua confiança. O mal funcionamento de algum destes itens compromete a vida útil da bateria automotiva, podendo gerar sobrecarga, fuga de corrente, e outros fatores que prejudicam diretamente a bateria.
  • Evite ligar e desligar o veículo muitas vezes durante o dia sem intervalos suficientes (20 minutos pelo menos) para a recomposição da carga da bateria. Isso é muito comum em táxis.

Faróis

A troca deve feita, sempre aos pares, a cada 50 mil km garantindo, assim, que os faróis direito e esquerdo estejam iluminando de forma uniforme. As lâmpadas podem perder a força antes mesmo desse período, por isso é importante ficar de olho nelas. Se estiverem escuras, é sinal que estão com baixa luminosidade.

Quando os faróis estão regulados, os fachos de luz têm uma inclinação de 15 graus para o lado direito, permitindo que o motorista enxergue placas de sinalização à distância e também para evitar a perda da visibilidade momentânea de que quem trafega no sentido contrário.

Pneus

Pneus em bom estado garantem a segurança do veículo, a dirigibilidade e o desempenho do veículo.

Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis, nunca deixe ultrapassar o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral. Ao fazer a substituição dos pneus, opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante.

O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.

Alinhamento

  • A cada 5.000km
  • A cada troca de pneus quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro
  • Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de "escama"
  • Trepidação das rodas dianteiras
  • Vibração do carro
  • Volante duro
  • O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante
  • O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados

Balanceamento

  • A cada 5.000 km
  • A cada troca de pneus;
  • Toda a vez que fizer o rodízio de pneus
  • Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem
  • Após ter efetuado o reparo no pneu ou na câmara de ar

Itens importantes para checar em seu veículo, conforme norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – NBR 14624




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