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Brasil tem a primeira campanha educativa para promover a manutenção preventiva de veículos

09 mar, 2012

Sob a coordenação do GMA - Grupo de Manutenção Automotiva, o “Carro 100%” é a primeira iniciativa do setor que visa mostrar para o motorista a importância de fazer a manutenção preventiva em seu veículo. O projeto contempla divulgação de campanha publicitária educativa (anúncios em rádio e em revistas especializadas no setor automotivo de circulação nacional), treinamento nas áreas de gestão e capacitação profissional para proprietários e funcionários de lojas e oficinas de reparação, além de oferecer condições para preparação de certificação de qualidade dessas empresas.

Todos os elos dessa cadeia de negócio (fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas e oficinas de reparação) estão unidos para garantir o sucesso do projeto.

A marca “Carro 100%”, com o slogan “Quem tem chega bem”, foi criada pelas agências de propaganda Logullo Associados e Confraria Visuale e tem caráter institucional e educativo, com apelo visual que remete ao mote da campanha: quem faz manutenção preventiva do seu  veículo chega bem. A idéia é sensibilizar o motorista sobre a importância dos cuidados com o seu veículo, apresentando os benefícios dessa prática: garantia de segurança no trânsito, economia em consumo de combustível, redução dos custos com reparos emergenciais, redução de emissões de poluentes e valorização do preço de revenda.

Pensando na linha de pesados, as agências também desenvolveram a marca “Caminhão 100%”, visando despertar o interesse do motorista de caminhão para o mote da campanha.
 
A assinatura da campanha é feita pelo IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, órgão especializado em qualidade no setor automotivo e responsável pela certificação de todos os elos dessa cadeia de negócios. 

“O ‘Carro 100%’ é uma bandeira institucional do setor da reposição em prol da segurança do ocupante e da proteção ao meio ambiente. Falhas mecânicas em geral provocam acidentes que, infelizmente, têm sido notícia na mídia com muita freqüência, além de piorarem, ainda mais, o trânsito nas grandes cidades. A experiência de campo tem nos mostrado isso, e há dados disponíveis que corroboram com essa afirmativa de que um veículo bem mantido polui muitíssimo menos, garantindo a melhoria da qualidade do ar. Por tudo isso, o ‘Carro 100%’ nos motiva muito. Estamos seguros de poder dar uma contribuição positiva e socialmente responsável. É um projeto bastante simples, porém edificado em uma base sólida de dados e informações que poderão ajudar o motorista, já que é para ele que desenvolvemos todo esse trabalho, a compreender a importância da manutenção preventiva”, explica o coordenador do GMA, Antônio Carlos Bento.

A campanha “Carro 100%”, com o slogan “Quem tem chega bem”, tem início, em maio, com duração até fevereiro de 2009, quando será reformulada. “A idéia é tratar o tema prevenção de forma perene, depois poderão ser criadas novas formas de apelo com a experiência obtida com esse primeiro trabalho. Estamos apenas dando pontapé inicial do maior movimento que o setor brasileiro da reposição automotiva já realizou e que será, sem dúvida, ampliado por todos os elos da cadeia por acreditarmos que esse é o caminho a ser seguido”, acrescenta Bento.

A exemplo de outros países (Estados Unidos, México e Portugal, entre outros) que adotaram essa iniciativa, para despertar o interesse de motoristas sobre as vantagens da manutenção preventiva de veículos, serão divulgados anúncios em revistas de circulação nacional ligadas ao setor automotivo e veiculados spots de 30 segundos em rádios das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Recife, localidades que concentram de 60 a 70% da frota nacional de veículos estimada em 28 milhões de unidades, de acordo com o Estudo da Frota Circulante elaborado pelo Sindipeças.

Como a proposta do GMA é envolver todos os elos da cadeia de negócios da reposição automotiva, também serão veiculados anúncios em publicações especializadas no segmento e material promocional com a logomarca “Carro 100% - Quem tem chega bem” em pontos-de-vendas (lojas de autopeças e oficinas de reparação). 

A campanha também conta com o portal do “Carro 100%” (www. carro100.com.br) para o motorista obter mais informações e dicas sobre a manutenção preventiva de veículos.
 
Além da campanha na mídia, o GMA também iniciará treinamentos nas áreas de gestão e capacitação profissional para aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados pelo setor da reposição automotiva. “A nossa proposta é dar suporte aos reparadores e criar condições para que o maior número de oficinas estejam preparadas para oferecer serviços de qualidade que garantem a fidelização de clientes”, afirma o coordenador do GMA.

O sistema para o treinamento a ser adotado está em fase de conclusão e os módulos já desenvolvidos serão aplicados em sessões presenciais e via satélite por meio de videoconferência.

Segurança, economia e ecologia – O mote da campanha “Carro 100%” está baseado nesses três pilares para mostrar ao motorista que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo.

Meio ambiente também é outro tema que a campanha “Carro 100%” aborda para mostrar ao motorista que sua participação é importante para contribuir para a melhoria da qualidade do ar, fazendo revisões
periódicas para que os níveis de emissões do seu veículo estejam dentro dos limites determinados. “A campanha vem ao encontro do projeto Cidade Limpa – Fase 2 da  Prefeitura de São Paulo - que prevê a  implantação da Inspeção Veicular Ambiental na cidade a partir de 2008, primeiramente, fiscalizando veículos a diesel”, acrescenta Bento.     
 
Órgãos Públicos apóiam a campanha “Carro 100%” - Por reconhecerem que a proposta do “Carro 100%” tem como objetivo melhorar a qualidade do ar e as condições de uso dos automóveis, garantindo a segurança no trânsito em rodovias, ruas e avenidas de todo o País, o DENATRAN – Departamento Nacional Trânsito e a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego - apóiam a campanha de conscientização junto aos motoristas.

Panes elétricas e falhas mecânicas são responsáveis pela retirada de mais de 470 veículos, em média, das vias públicas da capital paulista devido à falta de manutenção preventiva, aumentando, ainda mais, o índice elevado de congestionamentos em corredores e avenidas de tráfego intenso.
 
Pesquisa de comportamento do consumidor serviu de base para a criação da campanha “Carro 100%” - O GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – se municiou de dados baseados na pesquisa da GIPA, órgão internacional que realiza estudos de mercado no pós-venda em vários países, que permitiram conhecer os hábitos dos motoristas em relação aos cuidados com o veículo e suas reais necessidades.

A pesquisa da GIPA identificou que a oficina de confiança é uma instituição respeitada e reconhecida pelo consumidor, com a preferência de 80% dos motoristas quando o assunto é fazer revisão no veículo.

Do total de 28 milhões de veículos (dados do Estudo da Frota do Sindipeças), 57% já ultrapassaram os 100.000 km rodados. A média anual de quilometragem é de 13.275 e tem permanecido estável nos últimos anos, indicando que o motorista mantém o mesmo padrão de utilização do seu veículo.  Contudo, 53% dos carros com mais de cinco anos de uso já têm quilometragem superior a 50.000 e 25% já ultrapassaram os 100.000km.




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