Imprensa

 

Sustentabilidade nas oficinas

O conceito sustentabilidade vai muito mais além do que práticas ou produtos “ecologicamente corretos” ou “verdes”. Envolve outras questões importantes que levam em consideração fatores, como eficiência econômica, proteção do meio ambiente e responsabilidade social. Quando o Selo Sindirepa Sustentabilidade foi concebido, por meio da parceria Sindirepa/Sebrae-SP desenvolveu o Selo Sindirepa de Sustentabilidade (SSS), para garantir melhores resultados às empresas participantes.

A criação de parâmetros técnicos do SSS é uma iniciativa que estimula as empresas a se tornarem mais eficientes e competitivas mediante a implantação de boas práticas ambientais, gerenciais e sociais, além de orientar sobre aspectos relacionados à legalidade das empresas.

Para se inscrever no programa, a oficina interessada em obter o SSS deve ser associada ao Sindirepa-SP. Um consultor do Sebrae–SP credenciado para fazer a Visita Técnica, a Análise da empresa e elaborar o Plano de Sustentabilidade.

As primeiras empresas a conquistar o selo já passaram por todo o processo e devem recebê-lo, em breve, uma forma de mostrar ao consumidor a preocupação com o meio ambiente.

Mas, o selo representa muito mais do que isso. Trata-se de adoção de práticas que tinha a empresa mais competitiva e também pode melhorar s resultados. 

Estamos falando de mudanças na forma do reparador de pensar e agir para transforma o seu sustentável. Todas as áreas da empresa serão avaliadas e melhorias poderão ser implementadas que resultam diretamente em melhoria no serviço e atendimento ao cliente.

É importante destacar que as medidas que fazem parte do projeto visam deixar as empresas totalmente dentro das conformidades que a legislação prevê, evitando autuações desnecessárias. Outro ponto importante é a parte da gestão que também é envolvida no processo de certificação, o que contribui para melhoria de resultados.  

O projeto deve ser ampliado para outras regiões do País por meio dos Sindirepas que integram o Sindirepa Nacional.

* Antonio Fiola é porta-voz do GMA - Grupo de Manutenção Automotiva – Programa Carro 100% - www.carro100.com.br e presidente do Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP

Add Pingback