Imprensa

 

Manutenção preventiva promove segurança no trânsito

A frota circulante ultrapassa 40 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, segundo levantamento do Sindipeças. Com renovação ainda lenta, 43% deste total estão com até cinco anos de idade e 39% têm entre seis e 15 anos. São esses veículos que o mercado de reposição atende porque os motoristas deixam de levar os veículos na rede autorizada após o término do período de garantia.

Assim, veículos vendidos hoje chegam às oficinas independentes daqui a três anos. Porém, á medida que a idade do veículo aumenta a frequência das revisões diminui, o que não poderia acontecer, pois o uso leva ao desgaste de peças que precisam ser substituídas. Para mudar esse hábito e conscientizar o dono do veículo sobre os benefícios da manutenção preventiva, o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – vem trabalhando com o programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%. A iniciativa visa mostrar aos motoristas por meio de informação e orientação quais são os cuidados necessários para manter o veículo em bom estado, garantindo mais segurança no trânsito e também contribuindo para redução de poluentes.

Prestes a completar seis anos, o programa será revitalizado e trará muitas novidades a partir do segundo semestre.

A ideia é estar próximo do motorista para oferecer informação e dica de manutenção. As avaliações gratuitas em caminhões nas rodovias já estão indo para o quarto ano. Já foram checados mais de 2 mil caminhões e os resultados mostram dados preocupantes sobre o estado de conservação da frota. A amostra revela, por exemplo, que 37% apresentaram problemas nos freios, item de segurança. Muitas vezes, o motorista de caminhão nem tem conhecimento dessa informação, o serviço prestado pelo Caminhão 100% permite orientar os motoristas. É um trabalho de prestação de serviço que tem sido reconhecido pelo público.

Não podemos aceitar esse alto índice de mortes no trânsito e  o programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% é uma ação efetiva para alertar e estimular a prática da manutenção preventiva.

Elias Mufarej é coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição 

Add Pingback