Imprensa

 

Conceito da manutenção preventiva deve ser disseminado

Para a conscientização do consumidor sobre a importância da manutenção preventiva do veículo, é preciso que toda a cadeia também esteja engajada e empenhada na divulgação deste conceito. Para isso, é necessário destacar os benefícios da prática de cuidar do carro de forma preventiva, seguindo as orientações contidas no manual do fabricante. Desde que foi criado, em 2008, pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, o Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, tem abordado o tema de forma ampla para levar informação a todos os elos da cadeia e também ao dono do carro. Os fabricantes que apoiam o programa também vêm, ao logo deste período, desenvolvendo uma série de ações que ressaltam a manutenção preventiva, como uma maneira de garantir que o veículo circule em boas condições.

Em um país, onde ocorrem 37 mil mortes em acidentes de trânsito, segundo dados do IPEA, a questão da segurança deve ser amplamente difundida entre a sociedade, começando pelos elos da cadeia do setor de reposição. É uma bandeira social que o setor levantou que vai além de interesses comerciais, pois trata diretamente da vida das pessoas. Manutenção preventiva do veículo contribui para segurança que, consequentemente, acaba por salvar vidas no trânsito.

Quando um veículo se envolve em acidente não se sabe o estado que o mesmo se encontrava porque não há fiscalização de itens de segurança no País. Portanto, não é possível identificar se a falta de manutenção foi uma das causas, associada a outros fatores, que contribuíram para que o acidente ocorresse.

Outro ponto importante que merece ser destacado é a economia que a manutenção preventiva, pois evita desperdício de combustível e também que peças com vida longa útil se desgastem prematuramente.

 Todos esses benefícios precisam ser conhecidos pelo dono do veículo, trabalho de orientação que o Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% vêm realizando e que deve ser disseminado também por toda a cadeia de reposição.

Elias Mufarej é coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição 

Add Pingback