Conheça as autopeças de seu veículo

 

Autopeças do seu veículo


Encontre no site


 

Receba nosso boletim eletrônico

Cadastre seu e-mail e estado para enviarmos direto na sua caixa de e-mails novidades sobre Manutenção Preventiva.

 Take a Tour


Alternador bem conservado fornece energia e informações ao veículo

O alternador é um daqueles equipamentos que nem todos os proprietários de veículos leves conhecem, mas que certamente faz parte do cotidiano dos profissionais que dirigem caminhões e ônibus. A sua vida útil está relacionada diretamente com o estado de alguns componentes. Por isso, é importante fazer a manutenção em uma oficina de confiança para garantir o bom funcionamento do veículo e evitar o desgaste prematuro das peças.

O alternador é um gerador de eletricidade que tem como função principal carregar a bateria, fornecer energia para alimentar os componentes elétricos e eletrônicos do veículo, além de poupar a energia armazenada da bateria quando o veículo está em funcionamento.

Nos modelos mais modernos, o alternador fornece informações para o módulo eletrônico e para o conta-giros. Assim, o perfeito funcionamento dele é muito importante e existem cuidados que podem ser tomados para sua conservação e aumentar sua maior durabilidade.

Alguns deles são:

  • A correia não deve estar "descascada", se estiver, peça ao mecânico que a troque;
  • A correia não deve estar muito esticada nem muito frouxa, se não ela estoura ou patina, o mecânico deve ajustá-la em torno de 2,5 cm usando um esticador fixado ao alternador;
  • A polia não pode ter trincas e nem deve estar descascada (se estiver, troque-a);
  • O alternador deve estar bem preso ao esticador, se não estiver aperte os parafusos de fixação;
  • Os terminais (plugues) devem estar bem presos, se não estiverem, aperte-os ou troque-os, mas seguindo as medidas do fabricante do alternador;
  • As buchas dos mancais (tampas) não devem estar desgastadas se não há risco de vibração e quebra, peça ao mecânico para trocar os equipamentos danificados;
  • Nos alternadores com ventilador externo, cheque o estado do equipamento e seu alinhamento com a tampa e a polia, se estiver danificado ou desalinhado, troque-o.

Os fabricantes também recomendam atenção especial com relação aos acessórios e o alternador. Todo o componente é projetado para suprir de energia elétrica o veículo e seus equipamentos. Incluir mais acessórios do que a capacidade do alternador pode fazer o componente trabalhar acima de seu limite.

Alguns problemas que podem surgir são aumento no tempo de carga da bateria e comprometimento do fornecimento de energia elétrica ao veículo, além de provocar desgaste prematuro do alternador. Procure sempre ajuda de um profissional especializado na parte elétrica que o orientará de forma a preservar o alternador e suas funções.

Cuidando do seu carro, de forma preventiva, o motorista evita transtornos inesperados e quebras repentinas, além de valorizar o seu preço na hora da revenda.